top of page
Buscar
  • contato85378

O contabilizar dos custos

A contabilidade de custos é uma divisão da contabilidade geral, que tem como função gerar informações que irão auxiliar os gestores a fazer os planejamentos estratégicos e a tomar decisões. Esta foi pensada a partir da Revolução Industrial, quando surgiu a necessidade de controlar estoques e custos de produção, além de, posteriormente, permitir a apuração do resultado do exercício.



Contabilizar os custos nada mais é do que identificar quais são e como se comportam os gastos despendidos para que uma empresa possa oferecer seu produto ou serviço ao mercado. Ou seja:fazer a contabilidade de custo de uma organização, portanto, é entender onde estão e como se comportam os custos dentro dela. Assim, é necessário colocar no papel os gastos com matéria-prima, com funcionários, com fornecedores, energia, água, entre outros elementos, fundamentais para que o produto ou serviço que a sua empresa oferece ganhe o mercado e lhe traga os lucros e demais resultados que você espera Assim, você pode responder a uma pergunta essencial para entender a saúde financeira da sua empresa: Quanto custa para minha empresa oferecer este produto ou serviço?

Desta forma, as principais funções da contabilidade de custos, resumidamente, são:

  • Estabelecer os custos para um determinado período;

  • Ter maior controle sobre as quantidades físicas produzidas, por meio do custo médio;

  • Estabelecer sistemas de controle de custo que permitam análises, comparações, redução ou melhoria do custo;

  • Fornecer dados de custo com relação a determinadas alternativas, a fim de que a administração possa tomar decisões quanto à escolha.

Muito dos dados básicos para a contabilidade de custo originam-se fora do departamento de custo. Além das faturas e documentos que comprovam as transações de material comprado, consumido ou transferido entre departamentos, o contador de custos exige relatórios de estudos de tempo, cartões de ponto dos trabalhadores, requisições de materiais e relação dos programas de operação e planejamento. Os estudos de capacidade, exigências de máquina operatriz e os dados estatísticos referente a área de piso, capacidade de máquina e consumo de energia constituem dados básicos adicionais, exigidos. Como o contador de custos depende da informação fornecida pelos "de fora", é preciso que esses dados básicos sejam exatos, seguros e disponíveis no momento oportuno; o que demonstra a necessidade de uma gestão baseada em uma visão holística do negócio.


Os propósitos da Contabilidade de Custo exigem classificações dos custos, de sorte que se os reconheçam: 1. Quanto ao comportamento em relação ao volume de produção 2. Quanto a relação com o produto 3. Quanto à natureza ou agrupamento 4. Quanto a forma de organização 5. Quanto à análise, planejamento e controle 6. Quanto ao auxílio às decisões administrativas 7. Quanto aos resultados e a contabilização.


Assim, mesmo se tratando de uma área de conhecimento complexa e extensa, a contabilidade de custos exerce bastante influencia na realidade organizacional. As empresas nacionais têm encarado panoramas bastante desafiadores nos últimos anos. O aumento da competitividade, resultado da globalização e do próprio cenário macroeconômico e político brasileiro, agitou a classe empresarial. Mais do que nunca, empresas precisaram encontrar maneiras de aumentar a produtividade e utilizar de forma mais adequada seus recursos para atingir melhores resultados e se tornarem organizações mais eficientes. Por isto, torna-se relevante contar com um profissional com conhecimento no custeio do seu serviço e mercadoria, como um gestor ou escritório de contabilidade.

72 visualizações0 comentário
bottom of page